• Siga o Meia-Hora nas redes!

Companhia Destacada substitui a UPP da VK

CDD será próxima comunidade a voltar ao policiamento clássico

Uma base da PM é retirada. Fim da UPP da VK foi anunciado em março
Uma base da PM é retirada. Fim da UPP da VK foi anunciado em março - Divulgação

A Polícia Militar inaugurou ontem a Companhia Destacada da Vila Kennedy (VK), que assumiu a segurança no lugar da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da comunidade, na Zona Oeste do Rio. Durante a cerimônia de inauguração, o major Ivan Blaz, porta-voz da PM, anunciou que a Cidade de Deus, também na Zona Oeste, será a próxima comunidade a ficar sem UPP, embora ainda sem data definida.

E a Praça Seca, na mesma região, também ganhará um modelo de policiamento clássico, com Companhia Destacada, assim como a comunidade da Mangueirinha, em Duque de Caxias, que já está passando pelo mesmo processo. "São objetivos urgentes e necessários a serem feitos, e a PM está fazendo o possível para suprir essa demanda na segurança pública", disse Blaz.

Em relação à VK, segundo a PM, a localização da Companhia Destacada, no bairro 13, vai facilitar o uso rápido do efetivo, além de aumentar o patrulhamento em toda a região, incluindo o Batan e o Fumacê.

"O policiamento clássico encerra a relação de polícia de proximidade e retoma as ações policiais na região. É preciso ações mais contundentes contra o crime (na VK), pois havia ações marginais muito próximas da UPP. Hoje teremos suporte operacional do 14º BPM", explicou Blaz.

O porta-voz da PM reconheceu que o modelo da UPP não estava apresentando resultados na VK. "São questões que precisam ser tratadas no campo operacional. Tem muito trabalho e essas ações precisam ser eficazes. Hoje precisamos retomar esse ar de segurança na Vila Kennedy. O objetivo de pacificar essa região não foi perdido, mas os meios para atingi-los não foram usados. Agora vão ser", determinou.

Comentários

Mais notícias