• Siga o Meia-Hora nas redes!

O esquema naufragou

PF desbarata quadrilha que usava navios para enviar e receber cocaína da Europa

O meia-atacante francês Griezmann faz embaixadinhas no treino
O meia-atacante francês Griezmann faz embaixadinhas no treino - AFP

Uma quadrilha especializada no tráfico internacional de drogas, através de portos no Brasil e na Europa, foi desbaratada pela Polícia Federal (PF), ontem. A operação Antigoon, que aconteceu paralelamente no Rio, no Espírito Santo e em São Paulo, prendeu 12 suspeitos. Segundo a PF, essa foi a maior operação de combate ao tráfico internacional marítimo do Brasil. As drogas saíam dos portos do país dentro de contêineres direto para a Europa.

Os criminosos tinham um mapa dos contêineres e sabiam onde ficavam cada um deles no navio. A quadrilha era composta por despachantes aduaneiros, funcionários de terminais portuários, motoristas e agentes marítimos. Entre os presos está um casal que morava em condomínio de luxo, na Barra da Tijuca, Zona Oeste. Segundo a polícia, ele trabalha no setor financeiro, enquanto ela trabalha com comércio no exterior. Ambos usavam seus conhecimentos para mandar drogas para fora do país. Um caminhão também foi apreendido.

As investigações duraram cerca de um ano e contaram com o apoio da Receita Federal e das polícias dos países-alvo da quadrilha. Foram apreendidas cerca de quatro toneladas de cocaína em portos do Rio, Vitória (ES), Santos (SP), Salvador (BA) e Suape (PE), e também nos portos de Antuérpia (Bélgica), Gioia Tauro (Itália) e Valência (Espanha).

A quadrilha usava cargas pouco visadas, como de material de construção, e colocava a droga entre o produto que seria exportado. Os lacres eram trocados e o dono do material nem ficava sabendo do esquema. No porto de destino, o contêiner era arrombado e a droga retirada, sendo colocado um novo e falso lacre. O pagamento era feito em dinheiro e também em moeda virtual (bitcoin) no exterior.

Galeria de Fotos

O meia-atacante francês Griezmann faz embaixadinhas no treino AFP
O casal preso na Barra usava sua experiência profissional para o crime Severino Silva
Paulinho se despede do Vasco: meia completa 18 anos no domingo Reprodução do Instagram
Neymar Challenge, Desafio Neymar viraliza FOTOS reprodução de vídeo
No sentido horário: imitando Neymar, adultos se jogam em festa junina e em programa de TV, e crianças se jogam na praia e em campos de futebol AFP
Neymar Challenge, Desafio Neymar viraliza reprodução de vídeo
Neymar Challenge, Desafio Neymar viraliza reprodução de vídeo
Neymar Challenge, Desafio Neymar viraliza reprodução de vídeo
Mergulhadores de elite trabalham na caverna de Thuam Luang AFP PHOTO / ROYAL THAI NAVY

Comentários

Mais notícias