Mais Lidas

Duque de Caxias promove mutirão de mamografias para marcar Outubro Rosa

Em celebração à campanha Outubro Rosa, a Secretaria Municipal de Saúde realiza mutirão de exames no CRAESM de Xerém

Craesm faz mutirão de mamografia em Duque de Caxias
Craesm faz mutirão de mamografia em Duque de Caxias -
Duque de Caxias preparou uma grande ação contra o câncer de mama para marcar o último dia de Outubro Rosa. Nesta quinta-feira, 31, das 9h às 12h, no CRAESM (Centro de Referência e Atenção Especializada à Saúde da Mulher), em Xerém, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil realizará um mutirão de acolhimento e triagem para realização de exame de mamografia digital e coleta de exame preventivo. Além disso, haverá palestras sobre conscientização e prevenção do Câncer de Mama e Câncer do Colo do Útero.
O CRAESM conta com o primeiro mamógrafo digital público em funcionamento em uma unidade municipal de saúde. Desde a instalação do aparelho, em março deste ano, já foram realizadas 5.500 mamografias digitais.
Equipes de beleza da FUNDEC (Fundação de Apoio à Escola Técnica, Ciência, Tecnologia, Esporte, Lazer, Cultura e Políticas Sociais de Duque de Caxias) também estarão no local, prestando serviços gratuitos de cabeleireiro, barbeiro, manicure e design de sobrancelhas.

O CRAESM

Em 08 de março de 2017, a Prefeitura de Duque de Caxias inaugurava o CRAESM – Centro de Referência e Atenção Especializada à Saúde da Mulher. A unidade localizada em Xerém atende a cerca de 2 mil mulheres e realiza mais de 30 mil procedimentos ao mês, oferecendo serviços nas áreas de ginecologia, endocrinologia, odontologia, pediatria convencional e homeopática, clínica médica, mastologia, nutrição, pré-natal de alto e baixo riscos, imunização para mulheres e crianças.

Além da mamografia, a unidade disponibiliza ainda exames de densitometria óssea, preventivo, ultrassonografia da mama, obstétrica e das vias urinárias, histeroscopia com e sem biópsia, colposcopia, eletrocardiograma e exames de sangue. O CRAESM está localizado à Rua 25 de Agosto, Vila Santa Alice – Xerém. O atendimento na unidade é feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e, aos sábados, das 7h às 12h.