Mais Lidas

Sala de estar decorada

Arquitetos dão dicas para repaginar o cômodo. Entre elas, móveis e cores neutras

Profissionais ressaltam a importância de conhecer as medidas do ambiente e dos móveis, além de definir o estilo da decoração
Profissionais ressaltam a importância de conhecer as medidas do ambiente e dos móveis, além de definir o estilo da decoração -

Decorar a sala não é tão trabalhoso quanto elaborar uma decoração para a cozinha e o banheiro. Mas também não é uma tarefa fácil. Nesse cômodo, o planejamento é tão importante como nas demais áreas da casa. E, para quem ainda tiver tempo pode colocar as ideias em prática para o período das festividades, o momento é esse.

O primeiro passo é fazer um levantamento detalhado das medidas do espaço, inclusive do pé direito. "A partir desse cuidado, fica mais fácil identificar quais decisões tomar na hora da decoração", explica o arquiteto Bruno Moraes. A metragem vai influenciar no estilo, medidas do mobiliário e na paleta de cores.

Salas pequenas pedem cores neutras e estruturas leves, além de uma atenção especial na hora de combinar os tecidos. "É possível usar cores e estampas em salas menores. Mas a chance de errar é maior. Convém tomar mais cuidado para não criar vários pontos de interesse, deixando o ambiente com muita informação", aconselha o especialista. Móveis com estilo bruto, escuros e pesados não são indicados, pois fazem com que o ambiente pareça ainda menor.

Para não se perder na hora de comprar móveis e objetos e acabar com um ambiente confuso, a ideia é estabelecer o estilo da sala e imaginar as peças nesse contexto. "É bacana ter peças que tragam versatilidade, como uma mesinha de centro ou lateral, que também sirva de banco", explica o arquiteto Leo Romano.

Além da metragem, é importante conhecer as dimensões dos móveis e de tudo que vai compor a sala. Essas informações ajudam a fazer uma espécie de ensaio no ambiente e a ter certeza de que não haverá surpresas no caminho, como o móvel não entrar no elevador ou não passar pela porta de entrada. "Para salas menores, eu indico peças de dimensões menores e com um número interessante de lugares, como sofás menos profundos, poltronas mais compactas", sugere.

Profissionais ressaltam a importância de conhecer as medidas do ambiente e dos móveis, além de definir o estilo da decoração Divulgação
Dicas para decorar a sala de estar Divulgação