Mais Lidas

Cuidados com a piscina

Especialistas dão orientações de manutenção e até de segurança aos banhistas

Cuidados de limpeza e de manutenção também são essenciais para que a piscina esteja em boas condições de uso durante o verão
Cuidados de limpeza e de manutenção também são essenciais para que a piscina esteja em boas condições de uso durante o verão -

O verão chegou. E, com o aumento das temperaturas, os moradores passam a usar com mais frequência a piscina do condomínio. Para evitar que um momento de lazer e diversão se transforme em acidente, síndico e administradora precisam garantir a segurança dos banhistas no condomínio.

A engenheira civil Rejane Berezovsky explica que é necessário uma inspeção preventiva para verificar as condições construtivas do tanque, entorno e instalações, assim como a qualidade da água e funcionamento do sistemas de equipamentos. "De maneira prática, verificar se está instalado o ralo de fundo com tampa antiaprisionamento e se há isolamento do recinto da piscina por grades ou afins são algumas das precauções que o condomínio deve tomar", explica a engenheira civil.

Placas de profundidade

Para que os condôminos possam utilizar a área da piscina de forma segura, também é necessário contar com placas indicando a sua profundidade. À noite, o ideal é que a área seja trancada. E, em alguns casos, que a piscina seja coberta, evitando o acesso indevido ao local e acidentes.

"Os condomínios devem criar regras para garantir a segurança do uso das piscinas, como uma idade mínima para crianças frequentarem o espaço desacompanhadas ou a adoção obrigatória de boias para os pequenos. Essas normas podem ser estabelecidas em regimento ou regulamento interno", explica Jean Carvalho, gerente geral de condomínios da APSA.