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Campeãs de hidratação

Nutricionista orienta sobre o consumo de frutas na estação mais quente do ano

O verão começou há apenas cinco dias. A estação mais esperada do ano é sinônimo de calor, praia, piscina e muita diversão. Com o clima quente e seco, manter a hidratação do corpo é essencial. Além de beber muita água, suco e afins, é importante adotar uma dieta balanceada, e incluir frutas no cardápio uma forma saudável de também hidratar o organismo. Além de serem saborosas, ricas em vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes, elas auxiliam no bom funcionamento do intestino e fortalecem o sistema imunológico.

Frutas como abacaxi, ameixa, laranja, mamão, melancia, melão e pera, por exemplo, estão na lista das frutas que devem ser inseridas na rotina alimentar da estação, pois possuem mais de 70% de água em sua composição.

"Recomenda-se consumir entre três e cinco porções de frutas por dia. Uma fatia média de melancia, duas de abacaxi ou três pedaços de melão, por exemplo, são ótimas opções de lanche da tarde e ajudam a manter o corpo hidratado devido à alta concentração de água que as compõem", orienta a gerente de nutrição assistencial do HCor, Rosana Perim.

O suco ou a fruta?

As duas formas são recomendadas para quem quer ter uma alimentação saudável. Tomar um suco natural nos dias quentes de verão é garantia de sabor e refresco. Todos os nutrientes da fruta são mantidos quando batidas ou espremidas para o preparo do suco. Neste processo, apenas parte das fibras pode ser perdida. "No entanto, é importante ressaltar que nada substitui a água. O consumo de líquidos, ao longo de todo o dia, deve ser aumentado durante o verão", explica.