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Mitos e verdades sobre intolerância à lactose

Gastroenterologista aponta algumas dicas

A intolerância à lactose é a incapacidade total ou parcial de digestão do açúcar do leite. Essa condição, que pode surgir em qualquer momento da vida, ainda gera muitas dúvidas desde sua origem a como se comportar quando é realmente diagnosticado. Para responder algumas das dúvidas mais comuns, o gastroenterologista Décio Chinzon preparou 7 mitos e verdades. Confira:

Todo individuo que tem intolerância à lactose sabe.

MITO: A intolerância pode ter intensidades diferentes de individuo para individuo. Muitas pessoas sentem sintomas, como distensão abdominal, cólica, diarreia, náusea ou flatulência após comer alimentos à base de leite e nem percebem que o mal está relacionado ao alimento. Outras toleram quantidades menores de ingestão de leite ou derivados.

A lactose está presente em todos os alimentos à base de leite
MITO: Nem todos os alimentos elaborados a partir do leite possuem lactose. Em alguns tipos de queijos, por exemplo, a lactose já é degradada durante o processo de fabricação.

Todo leite de origem animal tem lactose 

DEPENDE: Os leites de origem animal possuem naturalmente lactose em sua composição, inclusive o leite materno. No entanto, existem técnicas industriais que reduzem drasticamente o conteúdo de lactose no leite, tornando possível a fabricação de leites de origem animal com "baixo teor de lactose". Os leites de origem vegetal, como os de arroz, soja, coco e amêndoa, não possuem lactose na sua composição e podem, em geral, ser consumidos por quem tem intolerância.

Alergia e intolerância à lactose são a mesma coisa
MITO: A Alergia ao Leite de Vaca (APLV) é uma reação do sistema imunológico às proteínas do leite de vaca e mais comum em bebês e crianças. Os sintomas são variáveis e podem incluir placas vermelhas e coceira na pele, diarreia, sangue nas fezes, perda de peso e infecções respiratórias de repetição. Já a intolerância à lactose é a incapacidade de digestão do açúcar do leite pelo organismo e é mais comum em adultos e idosos, provocando sintomas como diarreia, cólica, inchaço abdominal e flatulência.

A quantidade de lactose muda conforme o alimento
VERDADE: Alguns alimentos contêm menos lactose e podem até ser tolerados.

Pessoas que fazem dieta de restrição aos lácteos necessitam fazer uma suplementação de cálcio
VERDADE: O leite e seus derivados são as fontes mais comuns e de melhor absorção de cálcio. Quando os alimentos lácteos estão ausentes da dieta, pode ser necessária a suplementação de cálcio para que se alcance a recomendação de ingestão diária desse mineral. O cálcio de origem vegetal, como o presente em brócolis, espinafre e gergelim, em geral não é suficiente para suprir a necessidade do organismo.

Pessoas com intolerância à lactose não devem consumir nenhum alimento lácteo e viver pra sempre sem lactose
MITO: A condição da intolerância é bastante individualizada. Cada pessoa possui um grau maior ou menor de intolerância, podendo consumir alimentos de baixo teor de lactose sem sofrer mal estar. O fracionamento da dieta que contém lactose pode, também, ajudar. Além disso, existem no mercado os comprimidos de enzima lactase que ajudam as pessoas a comerem alimentos lácteos e não se privarem da riqueza nutricional desses alimentos e nem das delicias da vida.

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