Mais Lidas

Prefeitura convoca população de São Gonçalo para o Dia D de Vacinação

Vacinação acontecerá no próximo sábado das 9h às 16h30

Pessoas maiores de 60 anos estão entre as prioridades da imunização
Pessoas maiores de 60 anos estão entre as prioridades da imunização -

A secretaria de saúde de São Gonçalo está convocando a população do município para o Dia D de Vacinação contra a Influenza, no próximo sábado. Segundo a secretaria, até o momento, 22 mil pessoas foram imunizadas na cidade, sendo em sua maioria os idosos, que somam 13 mil. Com 73 unidades de saúde com salas de vacinação abertas das 9h às 16h30, a expectativa é atender cerca de 194.329 pessoas, o equivalente a 90% do público-alvo.

Segundo dados do Ministério da Saúde, até 23 de março deste ano, foram registrados 255 casos de influenza em todo o país, com 55 óbitos, sendo o subtipo predominante no país a influenza A H1N1, com 162 casos e 41 óbitos. Neste ano, a vacina trivalente disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) teve uma mudança, passando a proteger contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circulam no país: H1N1, o H3N2 e a influenza do tipo B.

A imunização é voltada para crianças entre 6 meses e 5 anos, 11 meses e 29 dias; maiores de 60 anos, gestantes e mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias. Também serão imunizados trabalhadores de saúde; professores da rede pública e privada; pessoas portadoras de doenças crônicas; menores cumprindo medidas sócio-educativas; internos do sistema prisional; e trabalhadores do sistema penitenciário.

O indicado é tomar a vacina todo ano, pois a eficácia é de 6 meses a um ano. Para receber a dose, as pessoas que fazem parte dos grupos da campanha devem comparecer às unidades de saúde levando carteira de identidade e/ou outros comprovantes, como carteira de vacinação e cartão SUS.